A primeira reunião com pais de 2010

A primeira reunião convocada pela direção do Colégio, realizada neste sábado, dia 13, pela manhã, reuniu menos de 100 pais.  A escola possui perto de 1.200 matriculas de alunos é de se supor que são 1.200 pais ou mães ou ambos, com seus filhos matriculados.  A dura realidade, no entanto, é que, tirando dificuldades devido a compromissos de trabalho – que, na grande maioria, certamente, não inviabiliza que o pai ou a mãe ou um parente, participasse desse tipo de atividade na escola – há uma omissão cruel em relação aos filhos da grande maioria dos pais. Independente disso, o trabalho da direção, da supervisão e dos professores da escola, é buscar transmitir e conversar com os pais sobre os planos, projetos do colégio e também da vida de seus filhos.  Foi este o objetivo da reunião deste sábado.  A diretora, Juçara Teixeira, expôs aos pais a metodologia que esta sendo utilizada na escola neste inicio de ano letivo a partir do Programa de Referenciais Curriculares proposto pelo governo do Estado.

“Este ano iniciamos ao período letivo, sem falta de professores”, revelou a diretora na sua fala inicial.  No entanto, revelou que há deficiencia de profissionais na área de Orientação Educacional e Supervisão Pedagógica.  Este setor tem apenas um profissional com 20h, e a orientação esta vaga. Segundo ela a proposta do Referencial Curricular visa o aperfeiçoamento e a melhor do processo ensino-aprendizagem, tendo por base, principalmente, melhorar as competência e habilidades do aluno na leitura, na interpretação do que aprende e na solução de problemas.

A diretora assinalou ainda que há uma espécie de “estigma” em relação ao Colégio 8 de Setembro, por uma certa “severidade” no ensino e na avaliação.  Para ela é uma visão equivocada.   Mas, salientou que a exigência  da escola é no sentido de qualificar ainda mais a aprendizagem do aluno.  “Talvez, por isso, os alunos, principalmente, vindos de outras escolas sintam certa dificuldade inicial e aqueles que não se empenham deste o inicio podem até repetir de ano”, alerta a diretora. Para ela isso pode ser superado com os pais ficando mais atentos e acompanhando de perto o desempenho escolar dos alunos.  “O 8, esta aberto ao diálogo com todos os pais que se interessam por acompanhar a vida escolar dos seus filhos”, salienta a diretora.

A professora Rejane, explicou aos pais, principalmente, aqueles cujos filhos ingressaram este ano no 8, o método de avaliação, a forma trimestral com que esta avaliação é encerrada.  Salientou que o aluno é acompanhado no trimestre todo, ou seja, a avaliação é contínua, por isso, necessário os pais estarem atentos ao desempenho filhos no transcorrer de todo o trimestre e do ano.

Ao final da atividade o palestrante e motivador, Sérvulo Carvalho, proferiu uma palestra falando do regate de valores familiares, da necessidade de estar sempre presente na vida dos filhos, participar na escola. “Presença na vida dos filhos não é apenas morar sob o mesmo teto, mas ser parceiro, amigo, conselheiro, orientador”. No, todos os professores que integram o corpo docente do 8, foram apresentados aos pais presentes.

A diretora Juçara Teixeira fala aos pais sobre o funcionamento da escola.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s