A hora da leitura.

 

Leitura: exercício diário

“Quem não lê, não fala, não ouve, não vê”. Nesta frase  atribuída a Monteiro Lobato pode-se acrescentar também: “não escreve”. Fundamental ao exercicio do escrever é o exercício do ler.  Esta semana é toda ela dedicada ao exercicio da leitura na escola. 

Nos três turnos (manhã, tarde e noite) as turmas dedicam uma hora/aula, apenas para a leitura de textos, livros ou noticias. Este é o inicio da fase 2010, do projeto “Leitura na Escola”.  Nos demais meses do ano letivo a atividade acontecerá sempre a cada 15 dias.  Os alunos são convidados a retirarem na biblioteca ou, melhor ainda, trazerem de casa livros que estejam lendo para uma parada de leitura em sala de aula.

Algum exagero não é ruim

O objetivo do projeto é estimular  a “parada para leitura” que, infelizmente, não é comum entre os alunos e, de um modo geral, também entre todos que compõe o ambiente escolar.  Desta forma, o projeto não é apenas direcionado aos alunos mas também a professores e demais funcionários da escola. É a parada de um momento na lide discente, docente e administrativa para sair do real e entrar no  mundo que se cria na mente a partir da leitura.

A leitura de livros é estimulada, mas pode-se fazer uso de outros materiais, inclusive, revistas e jornais.  O importante é uma parada para estimular a leitura e com isso ampliar o nosso repertório de palavras e assim falar e escrever melhor e com o conhecimento da língua portuguesa, viver melhor também.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s